domingo, 10 de fevereiro de 2008

Rinat Dasaev


Eles são uma espécie de contra-senso do próprio futebol.

Para eles o objectivo é evitar golos, não marcá-los; são os únicos jogadores cujos erros são na sua quase totalidade fatais; e também raras vezes alguém se lembra deles como os melhores jogadores do Mundo.

Contudo, também os guarda-redes têm o seu devido lugar na história do futebol: e se Lev Yashin, o Aranha Negra, foi o rei dos guardiões de todos os tempos, então Rinat Dasaev foi o melhor guarda-redes da minha geração. O melhor guarda-redes que vi jogar!

Quando se estreou pela equipa nacional da URSS com apenas 22 anos, suspirou-se de alívio: estava finalmente encontrado o homem que poderia herdar o legado daquele que foi o melhor de sempre, Yashin.

Rinat Dasaev era um guarda-redes mágico. Mágico porque tornava o impossível em real, tal e qual como um verdadeiro ilusionista. Dotado de uma extrema agilidade e reflexos incríveis, Dasaev praticamente desafiava leis da Física em algumas das suas intervenções. Como por vezes se costuma dizer, era um daqueles guarda-redes que ganhava os jogos com as suas defesas.

Dasaev fez carreira no Spartak de Moscovo e no Sevilha, tornando-se uma das primeiras estrelas do futebol soviético a fazer carreira fora do seu país, algo impossível antes da perestroika. Foi em Espanha que pendurou as luvas, aos 35 anos.

Pela sua selecção, Dassaev foi internacional 91 vezes, entre 1979 e 1990. Esteve presente nos "Mundiais" de 82, 86 e 90.

O seu momento de glória podia ter sido o Euro'88, disputado na Alemanha. Contudo, no caminho de Dassaev atravessou-se outro mito: Marco Van Basten, o "Cisne de Utrecht", cujo remate que o bateu na final de Munique não poderia ser detido por ninguém.

Foi como a seta que derrotou Aquiles no único sítio possível, o calcanhar.
Indefensável.

3 comentários:

Anónimo disse...

Alguém que fala no melhor guardião da decada de 80 que foi o Dassaev.
Ainda me lembro da tremideira que o Jordão teve quando marcou aquele penalti que nos levou ao europeu de 84.
Jordão diz que nem olhou para o rosto do Dassaev quando marcou a grande penalidade para não se intimidar com o melhor guardião do mundo.
Parabéns pelo blog.
Excelente Chico, como seria de esperar.

Anónimo disse...

Na copa de 82 Dasaev só não fechou o gol literalmente porque os mega-folclóricos Sócrates e Éder Aleixo desferiram chutes indefensáveis.

Anónimo disse...

eliseu tive privilegio de ve-lo jogar
usava camisas lindas ,, azul com azul forte,, foi o melhor sua saida de gol era im comparavel ,e seu nome era de dar medo nos atacantes ,, parabens para quem criou o blog e para rinat