Live at Monterey é agora reeditado e recupera as memórias da actuação histórica da Jimi Hendrix Experience no festival Monterey Pop, de 1967.
O cartaz do evento californiano faz de cada melómano, um obsessivo-compulsivo a tentar inventar a máquina do tempo: por lá passaram Otis Redding, Ravi Shankar, The Who, Janis Joplin, Canned Heat,Simon and Garfunkel, Jefferson Airplane ou os Buffalo Springfield, e muitos, muitos outros que salvaguardaram o seu nome na lista dos eternos.
São várias as incidências que contribuem para que a sua passagem por Monterey esteja inscrita hoje nos compêndios da história do rock: Jimi Hendrix conseguiu ser o melhor naquele poderoso festival; aquele era o primeiro grande concerto no seu país-natal; e o guitarrista dava a conhecer ao mundo o potencial dos então desconhecidos amplificadores Marshall (que deram uma projecção sonora inovadora ao espectáculo de poucos mais de 40 minutos).
Esta conjugação de factores só não consegue ser tão explosiva quanto a própria performance de Jimi Hendrix e da sua banda inglesa Experience (Noel Redding no baixo e Mitch Mitchell na bateria) dada naquele palco.
Esta conjugação de factores só não consegue ser tão explosiva quanto a própria performance de Jimi Hendrix e da sua banda inglesa Experience (Noel Redding no baixo e Mitch Mitchell na bateria) dada naquele palco.
Grandes canções de Hendrix como «Foxey Lady», «Can You See Me» ou «Purple Haze» são engrandecidas pela importância do momento, e as versões de que era mestre, como «Like a Rolling Stone» (de Bob Dylan), o mítico «Hey Joe» e o famoso «Wild Thing» (criado pelos Troggs), tiveram naquela noite o mesmo destino, com blues demonizados a uma velocidade rebelde de Concorde.
O disco tem a desvantagem de não ser ilustrado pelas imagens inesquecíveis de Jimi Hendrix a queimar a guitarra ou pela reacção boquiaberta de um público que estava a descobrir um novo mundo, entre outras peripécias mais ou menos musicais (mas todas elas fascinantes).
Em Live at Monterey sente-se e ouve-se o maior vulcão rock & roll de sempre em plena erupção, vê-se o melhor concerto de sempre, (olá revista Uncut), e por isso, o dvd faz tremer, com efeitos geológicos locais onde quer que sejavisto e ouvido.
Ver,ver,ver,escutar, escutar, escutar.
Faixas:
01. American Landing Part 1
02. Intro
03. Killing Floor
04. Foxey Lady
05. Like A Rolling Stone
06. Rock Me Baby
07. Hey Joe
08. The Wind Cries Mary
09. Purple Haze
10. Wild Thing
11. American Landing Part 2
12. Killing Floor (3 Camera Angles)
13. Foxey Lady (3 Camera Angles)
14. Like A Rolling Stone (3 Camera Angles)
15. Hey Joe (2 Camera Angles)
16. Wild Thing
17. Like A Rolling Stone
18. Stone Free
Hendrix Nosso Senhor e as aparições em Monterey. Milagre!
Abraço!!!
1 comentário:
Grande Francisco.
Tava a ler aqui uma revista e segundo a Uncut, o concerto do Hendrix nesse Monterey Festival de1967 é o numero 1 de sempre
A lista dos melhores concertos:
01 - Jimi Hendrix - Monterey Pop Festival 1967
02 - The Beatles - Hammersmith Odeon, 1964
03 - The Sex Pistols - Lesser Free Trade Hall 1976
04 - Bob Marley and the Wailers - The Luceum, London 1975
05 - David Bowie - Wembley Empire Pool 1976
06 - Pink Floyd - The Roundhouse, 1966
Abraço Francisco.
Marés
Enviar um comentário